Disfagia: saiba mais sobre essa alteração

19/03/2020 Por: Instituto Mário Penna Categoria: Notícias Gerais



A disfagia é uma alteração caracterizada pela dificuldade de engolir alimentos sólidos ou líquidos. É um problema comum e que pode estar associado a diversas doenças, como o câncer.
O problema traz a sensação de que a comida ou o líquido estão presos na boca, garganta ou no esôfago. No Instituto Mário Penna, pelo menos 20 pacientes são atendidos diariamente com sintomas disfagia.

Os principais sintomas aparecem durante as refeições, quando há tosse ou pigarro, falta de ar ou piora da respiração, saída de alimento pelo nariz e mudança na voz após a alimentação.
Apesar de não ser considerada uma doença, a disfagia pode levar a consequências graves, como pneumonias aspirativas, perda de peso, desnutrição e desidratação. “Sem contar que o paciente com a disfagia perde qualidade de vida quando ela não é detectada. Isso porque, a pessoa fica com vergonha de comer em público por causa da dificuldade que tem de engolir. Quando ele faz o tratamento, isso melhora e a forma de se alimentar também”, explicou a Coordenadora de Fonoaudiologia Aline Lamounier

A disfagia está muito presente no câncer, principalmente no de Cabeça e Pescoço. “Isso ocorre porque acontecem alterações nos órgãos fonoarticulatórios, na laringe e esôfago, o que impacta no trânsito seguro do alimento”, completou a Fonoaudióloga.

Por isso, se você perceber alguns desses sintomas, procure um médico fonoaudiólogo. Ele o profissional habilitado a realizar avaliação da deglutição para identificar quais as alterações existentes e se há possibilidade de manter a alimentação pela boca de forma segura.
Já o nutricionista realiza avaliação do estado nutricional e, em conjunto com o fonoaudiólogo, participa da indicação da melhor via alimentar para o paciente naquele momento, além de orientar a dieta adequada.

Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Compartilhe essa notícia:
Outras notícias de Notícias Gerais