Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Equipe de Fonoaudiologia promove ação no Dia da Disfagia

20/03/2018 Por: Instituto Mário Penna Categoria: Notícias Gerais



No Dia Nacional da Disfagia, comemorado hoje, a equipe de Fonoaudiologia do Instituto Mário Penna realizou uma ação com colaboradores, corpo clínico e pacientes internados no CTI do Hospital Luxemburgo. A ação consistiu em uma alerta sobre os cuidados necessários que o profissional deve ter ao se deparar com um paciente com sinais de disfagia, e em avaliações de pacientes que apresentavam algum sintoma relacionado à doença, ou seja, dificuldades para engolir.

Durante a manhã, dezenas de profissionais da equipe interdisciplinar receberam informações sobre o tema, assim como pacientes e seus familiares. Entre os pacientes estava o Sr. Agimiro Sena Gonçalves que apresentava dificuldades para engolir alimentos sólidos devido a ausência de uma prótese dentária. Após avaliação da equipe de fonoaudiologia, o paciente conseguiu voltar a comer com a prótese dentária, no entanto ainda com dificuldades uma vez que a prótese não estava bem adaptada à boca. No caso do Sr. Agimiro, a solução para evitar que o quadro piore é uma adaptação do alimento com refeições sólidas mais macias ou molhadas.

A disfagia é um problema comum caracterizado pela dificuldade em engolir alimentos líquidos ou sólidos. Ela pode ser causada por várias doenças, entre elas o câncer de cabeça e pescoço. Os sintomas de que o paciente pode apresentar o problema são: tosse, dor ao engolir, dificuldade para manter o alimento dentro da boca, saída do alimento pelo nariz, sensação de alimento parado na garganta, perda de peso, entre outros. Caso apresente esses sintomas, procure um médico ou um fonoaudiólogo especializado.

Compartilhe essa notícia: