Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Governador visita o Instituto Mário Penna

24/07/2018 Por: Instituto Mário Penna Categoria: Notícias Gerais



Fernando Pimentel conheceu a infraestrutura e os serviços prestados pela Instituição

O Instituto Mário Penna recebeu, na manhã desta segunda-feira (23/7), a visita do governador do estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel e da primeira-dama, Carolina de Oliveira Pimentel, que estavam acompanhados dos Secretários de Estado  da Saúde, Nalton Moreira; da Casa Civil, Marco Antônio Teixeira; de Governo, Francisco Moreira e de Assuntos Municipais, Marco Antônio Leite. além do. Na ocasião, o governador conheceu um pouco da estrutura e dos serviços prestados pelo Instituto.

Também estiveram presentes o Deputado Federal Leonardo Quintão, o presidente da Cemig, Bernardo Salomão de Alvarenga e os procuradores do Ministério Público do Trabalho, Dra. Adriana de Moura Souza e Dr. Geraldo Emediato de Souza e as representantes da Associação Brasileira de Designers de Interiores em Minas Gerais (ABD-MG), Jaqueline Frauches e Rosângela Reis.

Durante a visita, o presidente do Instituto Mário Penna, Paulo José de Araújo, reforçou a importância do Instituto Mário Penna no cenário da saúde em Minas Gerais: “A Instituição é reconhecida pela sociedade mineira por sua atuação ética e transparente, que nos leva sempre a reconhecer e enaltecer a gratidão de todos aqueles que aqui labutam, aos nossos apoiadores e voluntários. Além do reconhecimento ao bom profissional no compromisso com a perenidade da Instituição e de sua sustentabilidade financeira, assim como o respeito à qualidade de vida”, afirmou.

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (3ª Região – Belo Horizonte), Dra. Adriana de Moura Souza, salientou o papel do órgão na erradicação da pobreza e da desigualdade, principalmente, no acesso a direitos básicos, como a saúde. “Nosso objetivo é trazer para a sociedade, não só a universalização da saúde, mas do bem-estar. Sabemos que o país, de uma maneira geral, está passando por uma crise sem precedentes. Se nós (Ministério do Trabalho) temos a oportunidade de ajudar, com certeza nós vamos ajudar”, afirmou a Procuradora-Chefe.

O governador Fernando Pimentel agradeceu o que o Instituto Mário Penna tem feito pelos mineiros: “O Mário Penna não só merece nosso apoio, mas nossa admiração, respeito e carinho pelo o que tem feito ao longo destes anos”, disse. O governador ainda reiterou o compromisso do governo do estado para com a instituição. “Contem conosco. Nós vamos fazer todo o esforço para regularizar o que precisar”, afirmou o governador Fernando Pimentel. 

Coral

Durante a visita, o governador pode, ainda, conhecer o Coral dos Pacientes Laringectomizados do Instituto Mário Penna. Dez vocalistas, acompanhados por dois músicos voluntários, fizeram uma curta, mas emocionante apresentação. Em função da doença, muitos pacientes passam por transformações físicas, que incluem a cirurgia de excisão da laringe (laringectomia). O coral visa resgatar a autoestima desses pacientes. A fonoaudiologia também acompanha o coro nos ensaios e apresentações musicais, além de realizar atividades para o aperfeiçoamento da voz dos pacientes.  

PET-CT

O governador teve a oportunidade, ainda, de conhecer o equipamento de Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons, conhecido como PET-CT (ou PET-Scan). O método da medicina nuclear permite o mapeamento de diferentes substâncias químicas no organismo e é uma das técnicas mais modernas na detecção de cânceres.

De acordo com a médica nuclear Denise Ferreira Rodrigues, o PET-CT é o primeiro equipamento de Belo Horizonte que irá atender a população usuária do Sistema Único de Saúde. “O PET-CT tem impacto direto no diagnóstico precoce de doenças oncológicas, no planejamento terapêutico e no acompanhamento do tratamento. O aparelho permite, de forma precoce, avaliar se a terapia que o paciente está submetido vai ter o efeito desejado ou não”, disse a Dra. Denise.

 Reforma

Por fim, o governador conheceu apartamentos reformados no Hospital Luxemburgo. O projeto de revitalização do hospital foi elaborado gratuitamente pela Associação Brasileira de Designers de Interiores e viabilizado com recursos do Ministério Público do Trabalho (3ª Região – Belo Horizonte).

Instituto em números

O Instituto Mário Penna é uma das principais instituições filantrópicas de saúde de Minas Gerais e é composto pelos Hospitais Mário Penna e Luxemburgo, a Casa de Apoio Beatriz Ferraz e o Núcleo de Ensino e Pesquisa. O Instituto tem mais de 60% dos seus pacientes provenientes do SUS e responde por cerca de 70% dos atendimentos dos novos casos de câncer da Região Metropolitana de Belo Horizonte e mais de 20% do total de novos casos de câncer em todo o estado.

A instituição alcança cerca de 760 munícipios mineiros. Em 2017, realizou 240 mil sessões de radioterapia, 33 mil de quimioterapia, 100 mil consultas, 1,2 milhões de procedimentos e 60 transplantes de medula óssea. Para 2018, a expectativa é que as doações ajudem a manter o pleno funcionamento da instituição, ameaçado pela situação econômica vivido pela país e Minas Gerais. Atualmente, cerca de 200 mil doadores ajudam o Instituto Mário Penna regularmente.

Compartilhe essa notícia: