Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Inovação e Transparência

10/05/2019 Por: Instituto Mário Penna Categoria: Notícias Gerais



Evento marca a reestruturação do Instituto Mario Penna, apresentando soluções e ações rumo ao equilíbrio de contas, modernização e excelência em serviços de Saúde. Evento marca a reestruturação do Instituto Mario Penna, apresentando soluções e ações rumo ao equilíbrio de contas, modernização e excelência em serviços de Saúde. 

Na manhã de hoje, 10 de maio, foi realizado no Hospital Luxemburgo o evento Inovação e Transparência, para apresentar avanços rumo a superação da crise financeira enfrentada pelo Instituto Mário Penna. O conjunto de ações, sobretudo, visa garantir o atendimento a milhares de pacientes com qualidade e humanização.

A recuperação do déficit financeiro envolve melhorias no gerenciamento dos processos relacionados a área assistencial, captação de receitas e transparência na gestão. Com esse foco, serão apresentadas ferramentas como, o Painel de Gestão, inovação em gerenciamento que demostra em tempo real os números dos atendimentos e procedimentos; o Prontuário Eletrônico, que garante mais segurança e eficiência nas informações dos pacientes; e o Portal da Transparência, que disponibilizará números de receitas e despesas, além de outras informações relacionadas a gestão da instituição.

Na oportunidade, será instituída a Controladoria Geral, que terá como missão controlar as atividades fiscais, de custos, patrimoniais e assistenciais da do Instituto Mário Penna. Durante o evento, também serão oficializadas as assinaturas de dois importantes convênios, um com a Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), que irá proporcionar a aquisição de melhores políticas de gestão focadas na racionalização de custos, melhorias de processos, interação de conhecimentos multidisciplinares e eficácia terapêutica; e outro com a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP), que irá oferecer atendimento a pacientes procedentes dos 43 munícipios da região.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Mário Penna, Gilmar de Assis, estas ações, que já estão sendo implantadas, são decisivas para o Instituto superar o momento de crise, com eficiência na gestão dos processos hospitalares e consequente qualidade e segurança para os pacientes, além de garantir mais receita para a Instituição.

Sala de Cirurgia Integrada no Hospital Luxemburgo

Os pacientes oncológicos do SUS de Minas Gerais terão um ganho importante para o seu tratamento com o início de funcionamento da sala de cirurgia integrada, instalada no Hospital Luxemburgo, principal unidade hospitalar do Instituto Mário Penna. A sala, que oferece diversas tecnologias que beneficiam pacientes e equipes médica e assistencial, foi implantada por meio de recursos captados pelo PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), no projeto “Ampliação e Qualificação do Tratamento Cirúrgico Oferecido ao Paciente Oncológico do Instituto Mário Penna”, do ano de 2015.

Dentre os benefícios da sala, destacam-se:

• Documentação de todos os procedimentos cirúrgicos – abertas ou minimamente invasivas;

• Roteamento de imagens (o médico tem várias imagens do procedimento de maneira ergonômica);

• Controle de equipamentos (é possível fazer qualquer tipo de configuração sem necessidade de contato externo);

• Mesa cirúrgica com acessórios (fácil manuseio, leve, suporta pacientes de até 500 quilos);

• Foco cirúrgico diferenciado (pode-se trocar a iluminação da sala visando evitar que o cirurgião fique com a visão cansada);

• Videoconferência (é possível fazer a transmissão da cirurgia para qualquer parte do mundo);

• Sistema de vídeos (capacidade para utilização do módulo de fluorescência para cirurgias minimamente invasivas, que permite ao cirurgião injetar um contraste no paciente que percorre vasos sanguíneos e artérias mudando de cor. Com isso, o médico identifica nódulos e visualiza como está a irrigação).

• Sala com suporte para cirurgias robóticas.

Compartilhe essa notícia:
Outras notícias de Notícias Gerais