Instituto Mário Penna conta com 30 leitos de UTI exclusivos para atendimento a pacientes com a Covid-19

23/07/2020 Por: Instituto Mário Penna Categoria: Hospital Luxemburgo Notícias Gerais



O Instituto Mário Penna conta agora com mais leitos de UTI para atender, especificamente, pacientes acometidos pela Covid-19. Ao todo são 46 leitos e 30 dedicados aos doentes com o vírus.

A expansão foi viabilizada graças a recursos provenientes de doações de parceiros, sejam pessoas físicas, ou mesmo de entidades que acreditam no trabalho filantrópico de saúde realizado pela instituição e que salva vidas em Minas Gerais.

O nosso público específico são os pacientes oncológicos. Mesmo com a reabertura de novos espaços para atendimento ao coronavírus – seja em nova ala no Hospital Luxemburgo ou na reabertura do Hospital Mário Penna – eles jamais saíram do nosso foco. Todos os procedimentos oncológicos de urgência foram mantidos, assim como os tratamentos medicamentosos de quimioterapia, radioterapia e as cirurgias que não são eletivas. Para isso, mantemos 16 leitos de UTI para essa especialidade, caso necessitem neste momento.

Dr. Rogério Sad, Coordenador de UTI, médico do Instituto há mais de 20 anos, reforça que vivemos uma crise de leitos há alguns meses. Mas ele frisa que o nosso diferencial é que percebemos lá atrás que a falta de leitos poderia acontecer e corremos para nos preparar. “Dessa vez vi um preparo totalmente diferente de tudo que já vivemos nessa trajetória. O mais importante é que deu tão certo que não afetou o tratamento dos nosso pacientes oncológicos. Conseguimos isso por preparação. Gosto de reforçar isso”.

Dr. Aguinaldo Bicalho, também Coordenador de UTI, reforça um dos nossos grandes diferenciais: a equipe renomada que está se desdobrando. “Nas últimas semanas o aumento de procura por leitos de UTI foi considerável. Essa atitude do Instituto Mário Penna de abrir novos leitos foi muito importante para o enfrentamento da pandemia. Nós temos hoje uma equipe qualificada, composta por médicos intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas e todos os tipos de profissionais necessários para o combate dessa pandemia”; conta.

Marco Antônio Viana Leite, Diretor Administrativo do Instituto Mário Penna, diz que o momento é de agradecimento. “Temos agora 46 leitos de UTI para atender os nosso pacientes. Vivemos um momento diferente e só é possível passar por ele de uma forma tranquila, com o apoio da nossa competente equipe que está à frente desses atendimentos, sem medir esforços”.

O Instituto Mário Penna reforça sua missão com a sociedade em sempre buscar alternativas que propiciem o bem-estar daqueles que cuidados. É muito mais que um dever como unidade filantrópica de saúde. É o que que nos motiva e reforça o nosso legado em ser o maior prestador em atendimento oncológico pelo SUS em Minas Gerais. Estamos nos superando a cada dia. E implementações como essa, com novos leitos de UTI, reforça que com o apoio dos nossos parceiros podemos fazer cada dia mais por aquele que passam pela nossa instituição.

Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Compartilhe essa notícia:
Outras notícias de Hospital Luxemburgo