Instituto Mário Penna inaugura núcleo de especialidades oncológicas

27/08/2020 Por: Instituto Mário Penna Categoria: Notícias Gerais Oncologia



O Instituto Mário Penna inaugurou hoje, dia 27 de agosto, o NEO – Núcleo de Especialidades Oncológicas. A unidade é composta por 12 novos consultórios para atendimentos médicos e multidisciplinares, envolvendo diversos profissionais, incluindo nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. A proposta é oferecer ao paciente SUS o suporte que ele necessita durante as todas as fases do seu tratamento.

O NEO fica no prédio anexo ao Hospital Luxemburgo e, para as consultas, o paciente é encaminhado diretamente para a unidade, onde é aberto seu prontuário e as fichas dos atendimentos sequenciais. No Hospital Luxemburgo são realizados os exames de imagem, laboratoriais e as internações para os tratamentos oncológicos.

Inicialmente, as especialidades médicas que terão atendimento médico no NEO são Cirurgia Oncológica, Coloproctologia e Urologia, Cirurgia Torácica, Neurocirurgia e atendimento da Equipe Multidisciplinar.

“Com a abertura do NEO, todos os pacientes de primeira consulta da Cirurgia Oncológica, Urologia e Torácica já receberão atendimento, no mesmo dia, com as equipes de Nutrição Clínica e Fisioterapia. Essas orientações recebidas ajudarão os pacientes a se prepararem melhor para as próximas etapas do tratamento”; explica Dra. Reni Moreira, Gerente Médica e Diretora Técnica do Instituto Mário Penna.

O NEO foi construído com recursos doados por emendas parlamentes. Nos anos de 2019 e 2020, já foram destinados ao Instituto um total de R$ 21 milhões por parlamentares representantes da bancada mineira.

O Instituto Mário Penna atende mais de 150 mil pacientes oncológicos anuais pelo SUS. Em 2019, foram realizadas 8.901 cirurgias, 34.182 sessões de quimioterapia, 286.963 aplicações de radioterapia, 13.750 mamografias, 78.483 exames de diagnóstico por imagem e 73 transplantes de medula óssea.

Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Compartilhe essa notícia:
Outras notícias de Notícias Gerais