Instituto Mário Penna realiza atividades constantes para o Controle de Infecção Hospitalar

15/05/2020 Por: Instituto Mário Penna Categoria: Cardiologia Hospital Luxemburgo Notícias Gerais Oncologia



Controlar a infecção hospitalar e garantir a qualidade dos serviços e atendimentos prestados é uma das maiores exigências e condutadas exigidas dentro do Instituição Mário Pena. E é por isso que temos muito respeito ao Dia do Controle de Infecção Hospitalar, comemorado nessa sexta-feira, 15 de maio.

As infecções hospitalares são um dos maiores problemas enfrentados nos hospitais e a principal medida para controle é a higienização das mãos realizada de forma correta e nos momentos indicados.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), em parceria com vários setores do Instituto Mário Penna, vem desenvolvendo ações com o objetivo de orientar os funcionários sobre as medidas de prevenção das IRAS (Infecção Relacionada à Assistência à Saúde), bem como medidas para o enfrentamento da pandemia mundial do Covid-19.

Isso acontece através de treinamentos sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual; elaboração de fluxos e rotinas de atendimento nos Pronto Atendimentos, UTI e Unidade de Internação; acompanhamento e divulgação de dados em formato de Boletim Epidemiológico; discussão dos casos suspeitos/confirmados de Covid-19; dentre outras. Isso tem como resultado a melhor preparação do Instituto Mário Penna para o atendimento dos seus pacientes.

Curiosidade – No dia 15 de maio do ano de 1847, na Hungria, o médico-obstetra Ignaz Phillipp Semmelweis defendeu e incorporou a prática da higienização das mãos como atitude obrigatória para profissionais de saúde que entravam nas enfermarias. Uma simples, mas eficiente iniciativa que conseguiu reduzir a taxa de mortalidade dos pacientes. Foi por esse motivo, que se tornou uma data tão importante e significativa e se incorporou ao Calendário da Saúde.

Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Compartilhe essa notícia:
Outras notícias de Cardiologia

Nenhuma notícia encontrada.