Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Instituto Mário Penna realiza campanha para coleta de óleo usado

20/03/2019 Por: Instituto Mário Penna Categoria:



Resíduos serão coletados nas portarias dos Hospitais Mário Penna e Luxemburgo e valor arrecado com a venda do óleo, revertido em prol da Instituição.

Nos dias 21 e 22 deste mês, o Instituto Mário Penna (IMP) irá recolher doações de óleo de cozinha usado com o objetivo de arrecadar recursos em prol da instituição, bem como conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a importância de realizar o descarte adequado do óleo de cozinha usado, evitando o seu despejo na rede de esgoto ou junto aos resíduos sólidos, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março.

Todo o óleo coletado será vendido para uma empresa que atua na coleta e reciclagem de óleo vegetal e a quantia será destinada à manutenção das unidades do Instituto. Em 2018, somadas as doações de óleo que ocorreram durante a campanha e o óleo que foi destinado da cozinha do hospital para a reciclagem, foram coletados 350 litros de óleo.

A reciclagem do óleo de cozinha usado, além de possibilitar a fabricação de combustível biodegradável, contribui para a preservação dos rios e nascentes, uma vez que cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Essa quantidade de água equivale ao consumo de uma pessoa ao longo de 14 anos.

De acordo com Natália Dolabela, analista responsável pelo setor de Gestão Ambiental do IMP, a campanha surge para ampliar a conscientização ambiental e oferecer pontos de coleta de óleo que funcionem corretamente. “Muitas pessoas não sabem os riscos de descartar inadequadamente o óleo de cozinha usado e acabam despejando-os na rede de esgoto ou os descarta junto ao lixo doméstico. As duas opções contaminam o solo e a água. Além disso, muitos dos pontos de coleta existentes hoje, em Belo Horizonte, não são amplamente divulgados à população. O nosso objetivo é abrir espaço para que a conscientização, a coleta e a destinação adequada aconteçam”.

Todos podem doar. Porém, é importante que o óleo seja doado em recipientes bem vedados, para eliminar a possibilidade de vazamentos.

Postos de coleta

Períodos de recebimento: Dias 21 e 22/03/2019, das 8h às 16h.

Hospital Luxemburgo

Endereço: Rua Gentios, 1350 – Luxemburgo, Belo Horizonte

Hospital Mário Penna

Endereço: Avenida Churchill, 232 – Santa Efigênia, Belo Horizonte

Casa de Apoio Beatriz Ferraz:

Endereço: Rua Paraisópolis, 887. Santa Tereza, Belo Horizonte

E-mail: natalia.dolabela@mariopenna.org.br e joao.viana@mariopenna.org.br

Compartilhe essa notícia:
Outras notícias de

Nenhuma notícia encontrada.