Semana do Meio Ambiente é comemorada com ação entre os colaboradores do Instituto Mário Penna

04/06/2020 Por: Instituto Mário Penna Categoria: Hospital Luxemburgo Notícias Gerais



Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Gestão Ambiental do Instituto Mário Penna desenvolveu uma ação interna bem legal de conscientização sobre o reaproveitamento de materiais. A própria equipe criou, juntamente a Fátima Francisca Guirlanda, da Casa de Apoio Beatriz Ferraz, um porta alianças/brincos feito com tampinhas de garrafa PET para que os colaboradores guardem seus pertences pessoais, deixando-o em suas mesas, pendurados nos crachás, nas bolsas e nos bolsos dos seus vestuários.

“A ideia também veio para atender a Norma Regulamentadora 32, que proíbe o colaborador de fazer o uso de adornos nos postos de trabalho para evitar o risco de contaminação. É importante ressaltar que reutilizar é criar um novo ciclo para os materiais. Precisamos inventar novos hábitos para ajudar a preservar o nosso planeta”; ressalta João Augusto Viana Ferreira, Analista de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente do Instituto.

Devido à pandemia, provocada pela Covid-19, a Prefeitura de Belo Horizonte determinou, através de um decreto, a suspensão das atividades de reciclagem de resíduos no município. Por esse motivo, de março até o momento, o Instituto Mário Penna não está destinando os seus resíduos à reciclagem, mas internamente, as normas ambientais continuam sendo seguidas à risca.

Alerta sobre o lixo – Um dos principais problemas ambientais do Brasil é, sem dúvida, a grande quantidade de lixo produzida pela população. Por ano são gerados cerca de 11,3 milhões de toneladas. As pessoas costumam dizer que jogam o lixo fora, mas vale pensar: fora de onde? Fora do seu local de trabalho, de lazer e de suas casas, mas o planeta é um só.

Todo o lixo gerado fica acumulado aqui na Terra, até se decompor e, enquanto esse processo acontece, vários impactos negativos vão atingindo o meio ambiente. No Brasil, a maior parte dos resíduos, como o lixo deve ser chamado, é depositado em aterros sanitários ou em lixões. Esse material vai sendo acumulado sobre o solo, liberando líquidos e gases poluentes no ambiente.

Você tem feito a sua parte?

Gestão Ambiental ganha concurso concedido pelo Hospital Albert Einstein

Os colaboradores da Gestão Ambiental do Instituto Mário Penna, Natália-Lá-Badié e João Augusto Viana, ganharam o concurso “Case de Sucesso na Área da Saúde de Serviços de Apoio”, concedido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, por meio do case sobre a gestão de resíduos realizado no Instituto.

Os dois apresentaram o case vencedor no 5º Fórum INFRA de FM em Hospitais e Clínicas, realizado em abril de 2019, em São Paulo. Lá eles puderam mostrar, no âmbito nacional, os resultados atingidos pelo Instituto Mário Penna na gestão de resíduos, como por exemplo, ser o hospital de Belo Horizonte e região metropolitana que gasta menos recursos financeiros com a destinação adequada dos resíduos, chegando a um resultado 95%  menor do que a média dos demais hospitais.

Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Compartilhe essa notícia:
Outras notícias de Hospital Luxemburgo