Seu tipo sanguíneo é… o que salva vidas!

19/06/2020 Por: Instituto Mário Penna Categoria: Hospital Luxemburgo Notícias Gerais



Não importa o seu tipo sanguíneo. Pode ser A, B, AB ou O. O que vale é a sua vontade em ajudar a salvar vidas. O estoque de sangue do Instituto Mário Penna está baixo e precisamos de você neste momento tão delicado.

“Com a chegada do inverno, os bancos de sangue no mês de junho tendem a ter uma baixa no estoque por conta da queda nas temperaturas e do aumento da incidência de doenças respiratórias. Somado a isso, o isolamento social recomendado como medida de combate ao coronavírus afetou o número de doações realizadas nos últimos meses” explica Mariana Cerqueira de Azevedo Neves, médica Hemoterapeuta da Agência Transfusional do Instituto Mário Penna.

Mas você pode ajudar a reverter essa situação, independente do seu tipo sanguíneo. Uma única doação corresponde a 450 ml de sangue e pode salvar até quatro vidas.

O procedimento é simples e rápido. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina a possibilidade de contaminação.

“O organismo repõe rapidamente a quantidade de sangue doado. Além disso, doar sangue não engorda ou emagrece e nem mesmo torna o sangue ralo ou grosso”; ressalta Mariana.

Quem pode doar?

Basta ter entre 18 e 69 anos e, caso seja menor entre 16 e 17 anos, também é possível com a autorização dos responsáveis legais. Para agendar a sua doação, entre no site (hemominas.mg.gov.br) ou no MG APP.

Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Compartilhe essa notícia:
Outras notícias de Hospital Luxemburgo