Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Superação que motiva e emociona

25/09/2018 Por: Instituto Mário Penna Categoria:



Aprendizado e superação, nos corredores do Instituto Mário Penna. Imagine você acordar e perceber que está cego de um dos olhos? Essa foi uma das situações pela qual a estagiária de fisioterapia do Instituto Mário Penna, Ana Paula Ferreira Carvalho, passou há quase 10 anos. Ao buscar atendimento na unidade de saúde, ela imaginava que a perda da visão seria passageira, no entanto, o olhar preocupado dos médicos e o comunicado de que ela deveria ficar internada, a fizeram perceber que a situação era grave.

Ao receber alta, um mês depois, a estagiária foi para casa com uma quantidade grande de medicamentos e sem um diagnóstico. Nesse período, a visão do outro olho também havia sumido. No ano seguinte, a audição também se perdeu aos poucos e, em 2013, ela não tinha mais a capacidade de se comunicar através da fala. O diagnóstico veio apenas em 2014: Granulomatase de Wegner associada à síndrome de Cogan.

Mesmo com tantos obstáculos, Ana Paula aprendeu a se comunicar sentindo a vibração das cordas vocais das outras pessoas, e entrou para a faculdade em 2012. Três anos depois, ela precisou trancar o curso, mas desta vez o motivo não era a doença, mas sim a felicidade plena de sentir que estava gerando outra vida que hoje está com 2 anos. Essa alegria de viver e exemplo de superação, emocionam pacientes como o Sr. Amir Francisco da Rocha, que foi atendido pela colaboradora na Unidade de Internação do HL. “É tão bonito ver que a gente se desafia a cada dia para conquistar os nossos objetivos e ela com tantas limitações mantém um sorriso lindo no rosto. Ver a capacidade dessa menina é muito bonito. É superação total”, disse o paciente emocionado.

Granulomatose de Wegener

É uma doença auto-imune, caracterizada por inflamação de vasos de pequeno calibre, é causada por um distúrbio no sistema imunológico. O motivo que desencadeia esse mal funcionamento ainda é desconhecido. Geralmente a doença manifesta-se de forma indolente, com sintomas leves e inespecífico. Os primeiros sintomas costumam ocorrer nas vias aéreas com rinites e sinusites. O ideal e evitar contatos com alérgenos ou situações que diminuam sua a resposta imunológica.

Como é uma doença provocada por alterações auto-imunes, o seu tratamento é feito, principalmente, com medicamentos para regularizar o sistema inume, como corticóides e imunossupressores, e apesar de não ter cura, a doença é geralmente é bem controlada, permitindo uma vida normal.

Superação pelas lentes da Kroton

Recentemente Ana Paula Ferreira Carvalho de 32 anos, foi protagonista do filme Institucional da Kroton, responsável pela faculdade Pitágoras, que mesmo perdendo a audição, fala e visão, não abandonou o seu sonho de seguir carreira na fisioterapia.
A coordenadora da equipe multidisciplinar do Instituto Mário Penna, Vanice Paula Ricardo Carvalho, e coordenadora do estágio de fisioterapia no Hospital Luxemburgo, também estiverem presente para descrever todo empenho e desenvolvimento de Ana Paula, que se tornou um exemplo de superação para colegas de trabalho e pacientes.
O vídeo deve ter vinculação em Outubro e estará disponível aos alunos da instituição de ensino.

Compartilhe essa notícia:
Outras notícias de

Nenhuma notícia encontrada.